segunda-feira, 13 de abril de 2009

Qual a melhor religião?



Breve diálogo entre o teólogo brasileiro Leonardo Boff e Dalai Lama.


Leonardo Boff explica:

"No intervalo de uma mesa-redonda sobre religião e paz entre os povos, na qual ambos participávamos, eu, maliciosamente, mas também com interesse teológico, lhe perguntei em meu inglês capenga:

- "Santidade, qual é a melhor religião?" .Esperava que ele dissesse:

"É o budismo tibetano" ou "São as religiões orientais, muito mais antigas do que o cristianismo"."

O Dalai Lama fez uma pequena pausa, deu um sorriso, me olhou bem nos olhos - o que me desconcertou um pouco, por que eu sabia da malícia contida na pergunta -e afirmou:

"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor." Para sair da perplexidade diante de tão sábia resposta, voltei a perguntar:

- "O que me faz melhor?" Respondeu ele:

- "Aquilo que te faz mais compassivo (e aí senti a ressonância tibetana, budista, taoísta de sua resposta), aquilo que te faz mais sensível, mais desapegado, mais amoroso, mais humanitário, mais responsável...

A religião que conseguir fazer isso de ti é a melhor religião..."

Calei, maravilhado, e até aos dias de hoje estou ruminando sua resposta sábia e irrefutável .


(Recebido por E-mail, da Branca)

13 comentários:

Teresa disse...

Indubitavelmente, a melhor religião é a da alma!

No fundo, todas elas e cada uma à sua maneira, zelam por isso!

Beijo, Graça e Clau!

Eu, já de volta. Mais cedo. Hoje a Zézinha foi dar mais uma tareia ao seu bicho. E viemos todas ontem para a acompanhar hoje (iniciava a quimio às 8:30), que "ele" assim assusta-se com tanta gente gira à volta dele... (Digo eu a rir, mas cheia de vontade de chorar. É tudo muito recente... Não se digere...)

Beijo também da minha Mãe para si.

Graça Lopes disse...

Beijo à sua mãe e um especial à Zézinha. Não se deixe "ir abaixo" elas precisam da sua força. Beijo grande.

Teresa disse...

Lá não deixo.

Mas comigo deixo.

Obrigada, Graça. E saudades. Aquelas 2:30 souberam a um segundo de tão boas que foram... Como sempre.

Beijo.

Anónimo disse...

Olá Graça!
Belo texto estou inteiramente de acordo com as respostas. Devemos ser humanos e estar disponiveis para ajudar o nosso semelhante é essa a minha filosofia.
Bj para as duas
Gena

Teresa disse...

Gena!! Foi laurear a pevide para as Espanhas, também não tomou café à beira-rio!! :D

E nem uns caramelos deve ter trazido às amigas, não é?

Amuei! :D

ehehehe

To e Li disse...

Graça, bonito texto e verdadeiro!
Ninguém pode dizer qual a religião é melhor, todas ela podem ser boas desde que sejam puras, honestas e sem hipocrisias.
É destas respostas que o mundo precisa, obrigada pela partilha.

Bjs
Linda

Branca disse...

Olá Graça,
Entro envergonhada e saio escondida, é que a preguiça não me deixou mandar este lindo texto a muita gente, ficou em standby até ter tempo de ir mandadando mais, agora já não preciso, com este serviço publico que o ginásio presta, já todos o podem ler.
Dos quatro a que mandei, acho que mais ninguém das nossas relações, ouve outra publicação, é bem uma mensagem a ser reflectida.
Obrigada.
Beijinhos.

fj disse...

vindo do Dalai?...é para refletir com diz a Branca.
Beijinhos para vocês.

Já agora,cumpre-me informar as "patroas" deste Ginasio (Branca;Graça;Clau) que estão 3 Certificados das blogOlimpiadas da LP para levantar lá no meu boteco.

Caso pretendam, posso enviá-los pela transportadora. Basta para isso que informem qual o vosso horário de funcionamento.

Elvira Carvalho disse...

Já conhecia e quem sou eu para contestar tão sábia resposta.
Um abraço

paula disse...

A melhor religião é aquela que nos faz viver no amor e nos faz sentir a verdadeira essencia do amor...sem critica, sem julgamento...
que nós dá paz
Porque nós somos luz...
porque nós somos paz...
porque nós somos amor...
Paula Padinha
beijinhos de luz para os ginastas deste ginásio
Paula Padinha

Claudia Madureira disse...

Olá Graça,

É verdade, cada um tem a sua religião e temos de respeitar, qual delas é a melhor? Bem, cada um sabe de si e escolhe a que mais se está ligado com consigo mesmo.

Bom fim de semana.
Beijinhos

Graça Lopes disse...

Concordo com a Paula e com a Cláudia e concordo sobretudo com Dalai Lama
"A melhor religião é a que mais te aproxima de Deus. É aquela que te faz melhor."
Bom fim de semana a todos

Tite disse...

Bati.
Entrei.
Cusquei.
Não quis interromper a sessão.
Voltarei para os exercícios espirituais.
Beijos