quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Quaresma... Tempo de reflexão... Abstinência... Amén!

Já se foram os três dias de folia. Acabou o Carnaval. Espero que tenham aproveitado muito bem estes dias de histerismo porque agora acabou-se o que era doce. Sobretudo para os católicos!
Entramos no tempo da Quaresma. Tempo de reflectir... Tempo de jejuar dos exageros anuais. Época de sacrifício... Uma quadra vista pelos não crentes como algo que é uma seca, algo sem sentido... Mas enganam-se bem!

Quaresma também é isto que aqui vos deixo! Eu, pelo menos, vivo-a assim, como boa católica praticante que sou! E partilho com o Ginásio, que aqui só se quer gente bem dispostinha!!

Quaresma, portanto!

Deliciem-se lá com a "belezura"! E gritem de bracinhos no ar (mesmo as de peles mais flácidas):
"Olé! Olé! Olha a trivela, olha a trivela!! Olé! Olé! É do Quaresma! É do Quaresma!"


E depois dos ânimos agitados e todos de sorriso em riste, não se acanhem... Vem a parte da abstinência - do jejum, vá - mas também não é nenhum drama!
Pensem pela positiva! Aqueles bifes grelhados e as feijoadas e os cozidos à transmontana... Não se lamentem porque às Sextas-feiras não há carne para ninguém!Há alternativas! Há!
Um arroz de marisco... Um camarão-tigre grelhado... Um bacalhau com natas... Um bacalhau à Zé do Pipo! Vêem? Sem drama! Sem D-R-A-M-A!



Ah... E coiso... Mas isso é um exagero... Lá está esta com a mania e tal... - proferis vós entre dentes e em olhos revirados mode.

Não é exagero! Contudo - e porque sou amiguinha - sempre podem passar a água e... Pão. Mas não será um pão qualquer!
É o pão aqui da receita da cozinha da Tita e do Taz! (Cliquem!!)

Ah... E coiso... Não temos máquina de fazer pão...

Comprem, minha gente! Uma beijoca no marido e a máquina do pão aparece!
Para as que não têm marido para dar beijoca a troco da máquina de fazer pão, deixo uma receita espectacular! Que não leva carne. Sempre em espírito de sacrifício, portanto. Como a época exige!
É o Bolo de Chocolate que se faz em 8 minutos! Garanto eu que é do melhor que há. Rápido, saboroso e poupa-se muito. Em gaz, em ingredientes, em tempo, em paciência. E Quaresma é tempo de contenção, lembram-se?
Deixo a foto! Fui eu que fiz! Fui eu que fiz! E sai, naturalmente, com aquela cobertura fofa, ao estilo mousse de chocolate!
A receita, mais uma vez, na cozinha da Tita e do Taz. (Cliquem!!)


As que têm marido também podem recorrer ao Bolo de Chocolate barato nesta época. As solteiras por opção, as divorciadas e as encalhadas leitoras deste blog não são invejosas!
Até porque... Quaresma... É ser bom! É abrir o coração!
É partilhar!



Feliz Quaresma, então! Façam lá por isso! Não venham com desculpas porque, como podem ver, há mil e um motivos para seguirmos o código de conduta católico até à Páscoa! Bons sacrifícios! eheheheh!!

Quem é amiguinha, quem é? :D

31 comentários:

Alda disse...

Tudo com muito bom aspecto...

E a receita do bolinho é segredo?
Feliz quaresma para todas.

Graça Lopes disse...

Por mim já comecei com as contenções, em vez de postar comento, que representa uma economia de tempo e tempo é dinheiro....
O primeiro almocinho da quaresma foi uma pescadita no forno. As sobras da carne de ontem vão ter que ficar para amanhã, sim porque é pecado deitar fora. Lá vou ter que ir à cozinha da Tita procurar uma receita fofa.
Logo mais, outro sacrifício, dançar o quizomba com "uma" par em vez de "um" par.
Quanto ao Ricardito, gostava mais dele assim vestido de azul e branco( mas às riscas). Até podia tirar a camisola à vontade desde que não vestisse outra, mesmo sendo azul.
Boa quaresma para todos e aproveitam para fazer uma dieta. O verão está a chegar! (olha quem fala, eheh)

Teresa disse...

Alda: A receita do bolinho não é segredo! :)
Mesmo em cima da fotografia está o link do blog onde está a receita! Esse blog de culinária também está nos links, aqui ao lado! Mas clicando no link do post, vai dar direitinha à receita! :)
Beijinhos enormes para si! :)



Graça: Sua depravada! eu só mandei erguer os bracitos flácidos e gritar "olha a trivela, olha a trivela!" e já quer o quaresma despido! Isso sim, é pecado! :D
Dançar kizomba? Também quero... Lembrei-me agora da música dos Irmãos Verdade!!! ahaha Yolandddddddaaaaa!! Yolandaaaaaaa!! :D
Beijinhos, Graça!
Até logo!

*

Teresa disse...

Adenda: Informo que as fotos do Quaresma (oh que pena a minhaaaa...!!!), a das três amiguxas e as do arroz de marisco e bacalhau com natas não são minhas! Surrupiadinhas da net, é o que foram, como diz ali a minha amiga Tita dos Pensamentosametro!!

Agora, a do bolito de chocolate... Essa é minha, muito minha!! Cliquem lá e vejam o bolito ampliado!! :)

Hummmm....

Beijo!

*

Anónimo disse...

Já tou com água na boca, só de olhar,mas quaresma significa também sacrificio e estes petiscos são carotes .... Embora não seja muito de bols, este parece muito fofinho quero a receita querida Ovinho valeu?
Graça acho que a tua escolha para a dança é fantastica , gosto muito de ver dançar a quizomba, mas não sei dançar...
Bjs para todas e boa quresma.
Gena

Teresa disse...

Geninha: O objectivo é mesmo esse - rir um pouco do sacrifício pedido na Quaresma! não se come carne, atiremo-nos ao marisco! Aqui no ginásio é tudo muito chique!!
A receita do bolinho de chocolate... Ai minha amiga... Clique no link que está antes da minha foto!! Vai direitinha ao bolo! E já agora, a Tita desse blog de culinária já deixou hoje uma receita de peixinho porque depois de amanhã há que nos sacrificarmos um pouco: sexta-feira sem carne!

Lembrei-me da Branca... Caramba... Sandes de reco à Sexta-feira ficam fora de questão... Ou não!! :D
Sempre as podemos substituir pelo chop soy de gambas do Chinês, junto aos nossos empreguitos!! :D

Beijo! :)

Cláudia Lopes disse...

Para mim a Quaresma já começou bem! Primeiro porque ADORO peixe! E pra mim o sacrifício é enfrentar os pratos de carne! Depois, com o bolinho de chocolate que sobrou da festa de ontem, a abstinência ficou um bocadinho ao lado! Em terceiro lugar (ai pecado dos pecados), começamos hoje a dedicar-nos à kizomba! E foi uma festa! A mim calhou-me o papel de homem, lá teve que ser! O Carnaval foi ontem e eu mascarei-me hoje ;)

Anónimo disse...

Tentar não rir durante a leitura deste post será, por acaso, um dos grandes sacrifícios cá em casa! E depois disfarças com a imagem das meninas amigas e com a história da partilha! (hi hi hi hi!!)
O Quaresma e a sua trivela! Ovo, diz lá que não estavas era a sacrificar-te para não blogares uma fotografia do Nuno Gomes a cantar a trivela do Quaresma, no reclame da TMN, antes do Euro! :P
Já tive o prazer de ter desse bolo magnifíco dentro da cova do meu dente e afirmo que é a coisa mais sensacional que tem reinado entre nós nos últimos tempos, arrisco chamar-lhe a receita sensação de 2009! :P Não se festeja nada que não tenha este bolo incluído!
Um beijinho para as proprietárias do Ginásia, a Graça Lopes e Cláudia (parabéns por ontem) e outro beijinho para o Ovo colaborador! :P

Mariana&Comp.ª

Anónimo disse...

Ah!Ah! Com kizomba daqui a uma semanita arrisco-me a passar pela Gracinha e não a conheço.
Pois é Ovinho linda não sabe que sou uma pitosga. Só vi depois e já a roubei quando fizer a receita digo como é que ficou. Já agora posso saber se também fica bom no forno normal?
Desculpe a pergunta, mas eu sou uma cozinheira de trazer por casa....
Como estamos na quaresma a Ovinho e a Branquinha têm de fazer abstinencia nã custa nada e depois na Páscoa sabe muito melhor, ai, ai.
Bjs para todas
Gena

Elvira Carvalho disse...

Pois amiga, eu levo a Quaresma a sério, e o Quaresma também apesar do rapazito parecer ter perdido um pouco o jeito no estrangeiro.
Bolos de chocolate? Além de incorrer no pecadop da gula, dá cabo da linha...
Um abraço e tudo de bom.

À Margem:
Obrigada pelo link embora realmente agora já dê para entrar pela foto.

Teresa disse...

Clau: Então temos o verdadeiro sacrifício o resto do ano! Mas fico feliz em saber que nem por aí aprecias carnita! Mais reco me sobra, na churrascada da Mila!
Mas isso da kizomba é o quê, como e onde? Contem-nos tudo... Kizomba por aí? Querem lá ver que o Alto Douro foi presenteado com alguma escola de dança, quais alunos da Apolo!
Beijo! :)



Mariana: ainda bem que tiveste vontade de rir, coisa que ultimamente tem sido difícil para ti! Não por andares tristonha, mas porque enfiaste essas trombitas que Deus te deu por um motivo que não interessa nem ao Menino Jesus, mas adiante! :D Está o sermão dado! E ainda bem que percebeste que eu estou a brincar e, mais, a ironizar com os sacrifícios a fazer nesta época, quando, na verdade, sacrifícios por nós e pelos outros devemos fazer todo o santo ano! E quanto à abstinência... Pois há-de haver muita gente de excelente coração a não poder cumpri-la... Ah... Espera, o pároco aqui da minha zona disse ontem que pescada cozida com batatas é refeição barata... Cala-te, ovo... Beijo, amiga! :)



Gena: Elas não contam nadinha da kizomba... Tenho para mim que andam em treinos para dançarem melhor do que nós na churrascada na aldeia da Mila... Mas deixe que havemos nós de entrar em treinos com uma boa dança de Lambada! quem não se lembra da dança da lambada? ahahahaha
O bolo... Geninha, há imensas receitas de bolo de chocolate no forno tradicional... Essa é de micro ondas mesmo! não complique! Não há nada mais fácil... Oito minutos, Gena! OITO! Eu explico-lhe os pormenores e os segreditos em privado, se tiver dificuldades! Beijo enormeeeeee!



Elvira: Graças a Deus que cá chegou! Pois a Graça andava muito discretinha e não se conseguia vir ao blog dela pelo perfil! :)
Eu também levo a Quaresma muito a sério, mas confesso que mais na alma do que no garfo!
Se o bolo de chocolate abre a porta à gula... Dê um beijinho no marido fofo e ganhe uma máquina de fazer pão! ehehehehe
Beijinhos, minha fofinha! :))

Emilia Almeida disse...

Bom dia,bom dia...
Só hoje consegui vir ao ginásio,ontem foi mesmo abstinência total.Que bom que a ovinhho nos delicias com receitas alternativas.
Cá para mim a receita do kizomba das priminhas não seria pior.Mas isso deve ser lá no ginásio.Bem preciso de me dedicar assim a qq coisa para estar na linha para a churrascada.
Pensando melhor as primas ao sábado têm de vir preparadas p me ensinarem os passos.
Bom trabalho eñ se esqueçam que é quaresma.
Beijinhos
Mila

pensamentosametro disse...

Bem, vou tentar ter umas receitinhas apetitosas para este período, embora eu seja mais adepta de viver a Quaresma mesmo com o coração. AS outras regras, pffffffff.


Bjos



Tita

Teresa disse...

Mila: Elas e a kizomba... Hummm... :D
Beijinhos e saudades!! :)


Tita: Ui! Literalmente em sintonia! Cá entre nós: já apanhavas uns alfinetes... :D

Beijinho a todas e fiquem bem!

To e Li disse...

Isto é uma tentação!
Atenção que não falo do Quaresma!!! Lá que o rapaz seja jeitoso tudo bem, mas não faz o meu género, eu só mais virada para os "figos":)))

Estava a falar das comidas claro! É cada prato! Ai que rica quaresma!!!
E esse bolo de chocolate anda aqui atravessado, o meu microondas avariou, estou á espera de um novo, quando chegar ai vai ela experimentar!
Bem e como estamos na quaresma não vou comentar mais(contenção)!
Beijossssssss

To e Li disse...

Graça,
que é isso do kizomba? Menina estamos na Quaresma não se pode dançar... quanto mais o kizomba que é uma agarração pegada credooooo.

Bjsssssss
Linda

Cláudia Lopes disse...

Hihihihi!
Está tudo curioso com o kizomba!
Agora é k eu não conto mesmo ;)
Afinal estamos na quaresma, por isso, abstenho-me! lolol

;)

Bjs*******

Anónimo disse...

Na quresma também não se deve dançar aparece que a menina Clau não sabe....
Bom fim de semana. Bj.
Gena

Anónimo disse...

Bom fim-de-semana a todas as ginastas da alma.

Fiquem bem.

ovo*

Albertina disse...

AMEN!
Bom fim de semana queridas colegas de aula e senhoras monitoras...

Beijos quaresmais

Cláudia Lopes disse...

Gena,
Eu sei que na quaresma não é suposto dançar, como não é suposto comer carne, segunda a repressão imposta pela igreja.
Como também segundo as regras da mesma igreja não se pode abortar (mesmo em casos complicados, pois tb não apoio o aborto em qualquer situação), usar preservativo, ter um relacionamento homosexual, entre outros coisas!
Coisas com que eu sinceramente não concordo nesta igreja que considero extremamente repressiva!
Acredito em Deus e tenho a minha fé, mas acredito em Deus que é paz, que é amor, que é igualdade e compreensão, e não num deus repressivo.
E não acredito que o meu Deus fique chateado por eu dançar na quaresma, ou seja lá quando for!
Deus também é alegria, e eu danço quando estou feliz, e não é por estar em quaresma que vou perder a alegria.
Peço desculpa pelo desabafo, mas há coisas que eu não compreendo.
Mas sei que cada pessoa pode ter a sua opinião, e respeito quem tem uma opinião diferente da minha, assim como também gosto de ser respeitada por não pensar da mesma maneira.
Gena, não leve a mal.

Beijos grandes para todas****

Graça Lopes disse...

Vim aqui numa corridinha porque o tempo está muito escasso e mal tenho tempo para a ginástica da Alma. Quanto à do corpo, não dispenso as minhas 2 aulinhas semanais de aeróbica, uma das quais esta semana foi substituída pelo kizomba. Mas parem de fazer filmes que foi uma aulinha com muito respeitinho, sem pares masculinos (a parte pior), mas o meu par (a Clau) portou-se à altura!
Beijinhos e bom fim de semana.

Graça Lopes disse...

Uiiiiiiiiiiiiiiiiii.......
Pensei que essa de não dançar na Quaresma era brincadeira mas a Clau levou o recadinho a sério! Será que se esqueceu daquele princípio do Reiki, "Hoje não me irrito" ?

Branca disse...

Um bom dia para todo o Ginásio.
Ando um bocadinho desaparecida, mas isto é mesmo da Quaresma, ando em quaresma de palavras...mas tenho passado muito por aqui, por este ginasticar entre o sério e o brincalhão...
Vamos começar pelo princípio: tempo de reflectir, é o que tenho feito e tenho reflectido muito também sobre a blogosfera, ora enquanto reflicto não posso escrever...vou jejuando, que há por aí alguns posts me me têm dado enjoos...
Já pareço o ovo quando se lhe estala a casca,eheheh!
Por falar em ovo, parece que tenho um chop soy de gambas prometido, até porque eu gosto mais de peixe, as sandes de reco são uma excepção, mas na verdade até prefiro um ovo cozido, a sério, esta não foi de propósito.
Agora volto para a reflexão...
Graça e Clau não sei que lhes deu para me incluirem como instrutora deste ginásio e eu "inconsciente" cliquei no link. Nunca diria não a amigas como vós, mas depois deste post não sei que dizer, misturar-me com este ovo é como jogar ao sério e desatar a rir...
Vamos lá ver o que se arranja, a inspiração anda fraca, o tempo rareia e não prometo a rapidez da juventude, a idade já pesa para ombrear com a juventude da Clau e de um ovo cheio de energia.
Acho que tenho que aprender primeiro a kizomba, para energisar o corpo e a alma, não sei bem o que é mas pressinto que me fará bem.
Estou já a imaginar-nos no churrasco da Mila com os bracitos flácidos a abanar, como diz aqui a nossa menina.
Por hoje já falei demais.
Até breve.
Um abracinho a todas e muitos beijinhos.
Branca

Branca disse...

Só depois de comentar vi o desabafo da Cláudia, acho que a Gena estava a brincar, mas adorei ler a Clau, é uma bela defesa de Deus, penso exactamente da mesma maneira, Deus é alegria, felicidade, amor, agora na Quaresma e sempre...
Nunca gostamos de pedir sacrifícios àqueles que amamos e Deus sendo o expoente máximo do amor quer é que sejemos felizes e lutemos por isso.
Esta é uma bonita época para lembrar o sacrifício de Cristo, tantas vezes repetido ao longo dos séculos no sacrifício de outros homems que enfrentaram o poder instituido em defesa da justiça e do amor.
Bonita época para reflectir sobre o "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei" e isso seria o paraíso onde todos dançariamos com verdadeira alegria.
Beijinhos de Paz e amor.
Branca

To e Li disse...

Clauzinha!!!

Gostei do teu desabafo, gostei também da maneira como te refere a Deus... é isso ai... Deus é alegria, é amor e compreensão!
É pena que a igreja não tenha evoluído e ainda se mantenha com a atitude de muitos anos atras! Foi isso que afastou a minha filha da igreja!

Agora um aparte:
os comentários decerto que foram a brincar!!!
não leves a sério ok?

Beijinhos
Linda

To e Li disse...

Voltei!!!

Então a sociedade do Ginásio aumentou?
Agora vem a Branca?
Ahahahahahaha... já estou a ver, um dia chego aqui e tenho uma poema lindo com uma foto do mar ou então umas rosinhas de Santa Teresinha( que a Branca adora) a seguir vem o Ovinho Estrelado com o óleo a ferver na frigideira com aqueles posts "prefundos"!
Isto vai ser uma ginástica daquelas, já me estou a ver sem barriga de tanto ginasticar por aqui:))))

Beijos e bom fim de semana.

P.S.
Beijinhos para as semblog :-) Gena e Mila

Anónimo disse...

Clau querida, claro que eu estava na brincadeira...,até porque concordo totalmente com o teu desabafo e se ele te fez sentir melhor fico muito contente, também fui educada na religião católica e com todas as repressões por ela impostas, mas com o tempo fui tomando as minhas decisões no sentido de alcançar a felicidade...por isso amiga dança, come o que te apetecer.... é isso que eu faço, ainda ontem à noite comi uma alheirinha de caça que bem me soube e uns chocolatitos o pior é o castrol,mas depois faz-se dieta e toma-se um chazito verde e vai- se controlando. Hoje já fui gastar um pouco da calçada à beira rio.
Bjs para todas as ginastas e para ti Clau um abração e sê muito feliz, pois gosto muito de ti.
Gena

Cláudia Lopes disse...

Gena, ainda bem que estamos em sintonia, por momentos pensei que estava a falar a sério! ;)
Também quis foi espicaçar um bocadinho para ver se isto animava!
Sei bem que o modo de vida que a Gena leva não é nada repressivo, e que tem uma visão parecida com a minha!

Mas que isto animou, animou!!
Veio logo a Linda, e a Branca, e até a mãe a lembrar-me o reiki! lolol!!!
"Só por hoje, não me irrito", e não costumo irritar-me! Só tenho é mau feitio ;)

Beijões a todas e obrigada pelas vossas palavras, Branca, Linda e Gena!

Bom fim de semana******

Teresa disse...

Ai a minha Branquinha com a casca a estalar...!!! ehehehehhehe
Pois quanto a posts que a enjoam, aqueles de nojo, aqueles que a levam a fazer jejum... Sabe lá o quanto me têm tremido os deditos... E aqui fico entre o escrevo ou fico calada!!! ehehehhehe ;)
em vez do meu la la la... Só me apetece escrever nha nha nha...!!
Mas gostei do seu desabafo, em sintonia com os meus! Acho que estamos a precisar de ir jejuar ao reco, às gambas ou aos crepes! :D
Deixe ver as cenas dos próximos capítulos!! hihiihihihih :D

Pronto, e agora falando para o geral, terminado o momento de cusquice (sim, ao menos eu cusco às claras! E às gemas!!), fiquei toda contente quando a soube contribuidora do blog e coiso!! Cá fico à espera do seu post em jeito de poema!! tive até uma ideia!! eu cedo a foto maravilhosa (daquelas minhas fantásticas que ninguém consegue tirar!!!) e a Brancuxa faz o texto!!

Oh Linda... desculpe?!?!
E são bem "prefundos" os meus textos, sim senhora! Quer implicar!! anda cheia de inveja das minhas fotografias!! Invejosa, possidónia!!

Quanto à kizomba das ginastas da Régua... Dançar kizomba sem gajo é o mesmo que comer rebuçado com papel!! :D

Kizomba comigo é com o gajo ali a dar o passinho sensual!! Ides ver no churrasco da Mila eu a dançar kizomba, lá no bailarico da aldeia (lembram-se que vamos na altura da festa popular??ehehe) com algum mocinho que me pergunte "A "dáma" dança??"
ahahahahha

Até o pároco se vai por na fila!! :D

Mas só eu é que entendi que a Gena estava a brincar? :D

e já que se fala em catolicismo e regras e repressão e mais coisas, aproveito parta deixar mais uns escritos parvos! Eu cá sou uma excelente católica!! E já tomei a pílula e gosto de preservativos e acho que as pessoas devem ter relações sexuais antes de se casarem e acho que as pessoas quando já não gostam dos maridos, devem divorciar-se!!
e Deus gosta muito de mim!! Ele disse-me que eu era uma católica do best!!
Pronto, mais um ponto para o meu chique&choque!

Beijinhos!!

Anónimo disse...

Muito bem Ovinho é desta que eu gosto.... Continue a ser feliz e a ajudar os outros a ser felizes também mande mais posts....
Bj.
Gena