segunda-feira, 8 de março de 2010

Não tem título porque é uma salsada pegada, mas vai assim a atirar para o cor-de-rosa!

Dia Internacional da Mulher
Não sigo o cliche de que é o Dia da Mulher e dos direitos iguais e de que todas somos livres e cheias de garra e mais não sei o quê! Certo que o somos e se o Mundo precisa de Mulheres com "éme" grande, mais certo é que também há Homens com o "agá" do mesmo tamanho que o nosso "éme"!
Este dia decorre unicamente da lenda de uma operária têxtil que liderou um grupo de mulheres que era explorado até ao tutano no domínio laboral, em 1857. Eram elas e os filhos menores. Horas e horas de trabalho árduo, as crianças trabalhavam em turnos inenarráveis. Se hoje em dia "há aqui d'El Rei" porque os Trabalhos de Casa são muitos e as crianças não suportam a pressão... Imaginem, na época, crianças a trabalhar em fábricas. Bem digo a voz deste grupo de mulheres que se ergueu contra tudo e todos a favor das suas condições de trabalho e, sobretudo, em defesa das suas crianças.
O Dia Internacional da Mulher é isto. A celebração, portanto, de uma data em que se fez história através de uma luta, não de igualdades de direitos, mas de melhores condições de trabalho. É que as senhoras não queriam andar na rambóia. Elas queriam, sim, ser tratadas como seres humanos no seu local de trabalho. E pregaram fogo a tudo e todos, sem dó nem piedade, pensando em melhores condições de trabalho para as amigas que naquele dia tinham faltado porque estavam "de baixa" ou ainda não tinham sido contratadas.
Actualmente é que se dá sensacionalismo de que se proclamavam direitos iguais e coiso e tal. Errado. É como eu vos conto e olhem que eu sei o que estou a dizer!
Mas pronto, admito que estou em pulgas para receber a minha flor amanhã! Quem sabe algum presente mais arrojado (cotovelada) porque sou uma mulher fantástica! Quem sabe! :)
No entanto, adianto desde já que, apesar de parecer que não, se eu trabalhasse naquela fábrica... Acho que tinha morrido de medo dos patrões e era menina para me pirar antes da confusão... Desiludi-vos? Espero que não. Não sejam assim! Porque conheço as minhas leitoras e sei que nenhuma estava para dar o corpo ao churrasco!! Na melhor das hipóteses entregávamos uma carta de despedimento sem direito a nada e íamos tentar novo emprego, quem sabe de aia em alguma Corte! Não me venham com histórias! Eu conheço-vos, não me venham cá dizer que iam de cartaz em riste para dentro daquele armazém! Oh pernas para que vos quero...!
Que nos ofereçam, amanhã, uma flor que já ficamos de sorriso em riste! Somos mulheres ou não? :)
Adiante.
Alice in Wonderland
Fomos ver! Pois que é um filme espectacular! Aconselho vivamente! Do que mais gostei foi do que eu pensei no último minuto do filme, quando já passava aquela música com as letras com o nome dos 2398473453 fulanos que estiveram envolvidos naquela criação cinematográfica! Sabem aquela parte em que todos já se estão a ir embora, a correr dali para fora? Pois eu gosto sempre de ficar até ao finzinho! Deixá-los ir, que depois levanto-me eu! Dizia eu que nesse entretanto concluí que vale a pena vivermos os nossos sonhos, ainda que só nós achemos que são realidade! A pobre da menina bem sabia que aquilo era verdade e ainda a chamavam maluca! Não! Loucos são os que não acreditam nos sonhos dos outros porque nem força têm para viver os seus! Afinal, a Alice (sim, que fiquei íntima dela, senão omitiria o definido!) é que a sabia toda e bem fez ela ter fugido à realidade dos outros para viver a sua, que todos diziam não passar de um conjunto de sonhos loucos! E mais ainda: não precisou de magoar nem de se aproveitar de ninguém! Curtiu sozinha aquilo tudo e divertiu-se à brava! E ainda saiu valente no meio daquilo tudo! Boa, Alice! O Mundo precisa é de Mulheres e de Homens como tu!
Lewis Carroll era um homem muito à frente!
Aquilo que é uma miragem para os outros, ser a mais pura realidade para nós é muita aulinha de vida! Vão ver, sou eu quem vos ordena!
Farmville
Tenho duas!
Uma no Facebook, linda de morrer, de um lado tenho a escola com Quinta Pedagógica, do outro imensas casas rústicas para Turismo de Habitação e Rural! Um must! É mesmo Quinta de menina! Quero lá saber dos XP e das subidas vertiginosas de nível (amanhã chego ao nível 40, uauuuu!!)! Quero é tudo enfeitadinho, tudo bonitinho, fofinho e arejadinho! O álbum está disponível ao público, vejam com os vossos próprios olhos!
Outra, linda de morrer também! Mas entre a Farmville e esta a distância não se fica por um clique! Plow - Seeds - Harvest não aparecem num rectângulo sempre que é preciso ir regar os amores-perfeitos nem os bem-me-queres! Sim, que eu só fiquei com essa parte! Para as laranjeiras vai o capataz e os capangas, que eles é que tiveram a ideia! Mas estou a gostar muito! Sobretudo daquela parte em que tenho medo dos saltaricos e dos outros bichos! E também lá passa o arco-íris, ainda que não estejamos a receber muitas barrinhas de "oiro" oferecidas pelos vizinhos! Mas sempre podem reconsiderar e começar a enviar pregos e tábuas para se recuperar a Adega! E também podem ir lá fertilizar, que é como quem diz: vindimar no Outono! Não sobem de nível, mas sobem na minha estima!! :D
E assim de repente não me está a ocorrer mais nada... Deixem cá ver... Já me armei que entendia muito de História Universal... Já falei da minha vida ao dizer que fui ao cinema e que tenho duas Quintas! Parece-me que chega por hoje! E por uns tempitos! Está na hora de me calar, eu sei! Não sem antes vos dar música! Um tema bem feminino, para os que ainda não sabem muito bem como vão dizer à mulher da vida deles que ela é única! Ouçam. Traduzam! E sussurrem isto ao ouvido das vossas senhoras! Também podem dançar com elas o slowzinho, enquanto elas terminam o jantar, naquela correria desenfreada após o trabalho! Vá lá! Em vez de irem refilar ou de ficarem no sofá à espera, puxem-lhes pelo avental e dancem! Afinal, é o dia da Mulher!


Vejam lá se nos chateamos e se pregamos o fogo à cozinha como as senhoras corajosas lá de cima! :)
Fiquem bem! :)
Dias simpáticos para todos!
(*Informo as coleguinhas de Ginásio que não volto a escrever aqui sem um post de cada uma delas a seguir a este!! Preguiçosas!! E agora também vou entrar em hibernia - mais uma - na linha do "working hard!)

12 comentários:

Graça Lopes disse...

Comecei bem o dia da Mulher! Não. não foi uma rosa nem uma joia, o marido nem se lembrou! Foi este post delicioso feito por uma MULHER fantástica que me dá um prazer enorme de ser minha colaboradora e, deste modo, enriquece este ginásio que criei apenas para partilhar aquelas mensagens fofas que rececemos dia a dia e que nos enchem a Alma e a caixa do correio!
Adorei, Teresa! É bom lembrarmos as batalhas que nós mulheres já vencemos! Há quem continue a queixar-se e com razão, mas estamos anos-luz à frente das nossas antepassadas!
Fiquei com água na boca para ver a Alice....(seria uma boa prenda para hoje mas infelizmente não dá).
A música (e a letra) do Lennon é mais uma prenda para todas as Mulheres que passam por aqui.
Das quintas não quero falar porque já me tomam tempo demais.
O recadinho em letras miudinhas foi compreendido, mas este ginásio continua tão bem assim....! Vá lá, amiga, Mulheres de letras enriquecem muito mais o espírito blogosférico do que as dos números e equações!
Beijinhos a todas as MULHERES e um grande dia para todas!

Anónimo disse...

Beijinhos a todas as mulheres, não.
É que em alguns países cortam-lhes a cabeça e a nós cortam ... sei lá o quê!?!?

Bom dia para vossas excelências.

Tite disse...

Estou de acordo com todos.

Deve ser por me sentir feliz por não ter vivido no tempo em que as mulheres tiveram que incendiar o seu local de trabalho para serem respeitadas.

A Tareca apresentou uma salsada mas que acabou por fazer muito sentido em dia de homenagem à Mulher.

Misturou alhos com bugalhos e no fim tivemos a justificação do seu abandono da blogoesfera para se dedicar à Agricultura. Tudo bem! Quem somos nós para nos insurgir contra tal abandono?

Agora quer que as donas do blog também trabalhem aqui. Estou de acordo com a Graça que acha que o espaço está bem entregue a quem escreve e escreve bem.

Estou de acordo com o comentador Observador que afirma que em alguns países ainda há cortadores... para todos os gostos (cruzes credo!!!!)

Resumindo... acho que estou demasiado pacífica. Por que será?
Talvez porque hoje é dia da Mulher e quem sou eu para estragar a harmonia que deverá haver TODOS OS DIAS entre Homens e Mulheres.

Tudo do bom para quem cá passou e quem vier a seguir

Beijosssssss

Anónimo disse...

Boa noite
Eu não sabia o facto histórico que está por trás deste dia, mea culpa, nunca investiguei e como apenas se fala que é Dia da Mulher, nem ligava. Fiquei a saber aqui que serve de grande homenagem a mulheres que numa época impensável lutaram pelos seus direitos enquanto trabalhadoras, não querim deixar de trabalhar, queriam era ver as suas condições melhoradas. Gostei de saber e ainda fico a dever a forma engraçada como foi descrito o evento, aprendi História a rir-me! :-)
Quanto ao filme tenho pessoas amigas que também estão encantadas depois de o terem visto, realmente sonhar a partir da realidade é o melhor e desacreditar a realidade dos outros achando que não passará de sonhos é atitude comum, agradeço a sugestão cinematográfica.
Por fim, claro que ter uma farmville virtual e uma real não será bem a mesma coisa, mas eu que também tenho as duas, acho muito divertido estar numa a pensar na outra :-)
E mesmo eu não precisando de lutar pelos meus direitos de trabalhadora porque já estou aposentada, tive direito a um lanche fora com o marido e que bem soube. claro que lanchamos fora sempre que nos apetece, mas hoje pagou ele, é sempre engraçado viver estes dias e hoje mais enriquecido porque já sei a verdadeira história, que aprendi aqui!

Beijos e agradeço a forma espirituosa
Carmen F

Anónimo disse...

Voltei
não referi a escolha musical que é adequadíssima e muito bonita!
Beijos

Carmen F

aires dinis disse...

Não precisas de assinar o que escreves... Dona de Tantos Nomes!!!
A tua maneira de escrever/comentar,
até para um aprendiz de Observador como eu, dá para entende que és tu.
Que tu, e todas as Mulheres do Mundo, tenham passado um Bom Dia Mundial da Mulher!!!
Para mim, foi fabuloso!!!
Rodeado pela esposa, 2 filhas, 2 netas, vendo o meu Benfica dar mais um passo em frente. Uauu!!!
VIVA A MULHER!!!

E viva eu, porque me sinto feliz, rodeado de tanta mulher.

Beijos

Dinis

...( e aquela crítica às Preguiçosas do Ginásio, simplesmente maravilhosa!!! ahahah

To e Li disse...

Eu ainda estou confusa com esta salsada, volto depois do intevalo! aahahahhaahah

Anónimo disse...

Olá enjoadinha! :P
Hu hu hu hu esta musica é linda, "prefunda" (há muito que não gozamos com o "prefundo")! A sério, a letra é profunda, tudo aquilo que se quer cantado ou ouvido e sobretudo, muito sentido e tu és uma lady de sentires e ouves muito bem! :P
Espero que tenhas dançado muito a música mesmo sem avental porque eu sei bem como tu não aprecias cozinhar de avental :P
Espero que todas as ginastas também gostem de dançar, a vida é tão linda se dançarmos e se cantarmos sempre :-)
A senhora que lutou pelos direitos de trabalhadora que me desculpe, sei que fez um feito, mas não deixei de me rir, a culpa é tua pela forma como nos vieste dar a aula de história :P
Eu nem contei ao maridote que o dia tinha esse significado, ainda desmarcava o jantar na tasca mais fina de Santarém depois da chantagem que eu fiz para não passar o dia sozinha :P La fez ele aqueles km para passar o dia da mulher com a mulher e trouxe as minhas duas mulherzinhas, mas quando é que a grávida que estou a substituir volta, custa tanbto estar longe de casa e da familia.
Sabes que quando vimos Alice in Wonderland também pensei na mesma coisa? Logo no inicio quando o pai lhe pede que durma descansada eu pensei « deixa-o dormir a ele e vive, alice» :-)
O máximo o filme, espero que tenham visto a 3D!
Também espero que já tenhas as ameijoas de molho para sairem as areias todas a tempo do jantar de amanhã eh eh eh eh!! Às 8h 30m da noite conto estar sentada a encher-me delas :PPPP
Sobre a Farmville virtual adoro como tu! :-) ando sempre em competição com as pequenas, mas elas passam-me a perna na boa, mas que mal faz? :-)))))))))
Da outra, contem connosco nas vindimas, claro, mas para os petiscos :PPPP
Está linda e tu ficas tão airosa no pátio!" eh eh eh!!
beijos ao ginásio todo e também à Linda se ainda me ler, beijos
Mariana
(pensei que ias animar o post com a nova do "Pescanova" :P )
beijos

Anónimo disse...

Graça: agradeço o rasgado elogio à minha pessoa!! Ahahahhha!! :)
A Graça também é fantástica! Muito! :)
Somos todas um must, aliás! :)
Espero que tenha sido útil a aulinha de História! é que parece que anda tudo a pensar que é um dia de consumismo e que só se lembram das mulheres neste dia e afins (visões redutoras, evidentemente!). Afinal, este dia é um dia histórico como outros, que se celebram dos quais também ninguém sabe muito bem porquê!! Penso que por se associar o dia à mulher é que se cria tanto alarido!! Eu gosto é quando vêm com a coisa de que o dia da mulher é todos os dias, e o da mãe e o do pai!! Claro que é!! Mas sabem op motivo de haver um dia em homenagem mais específica?? Google it! :)
Graça, bem sei que o Ginásio está em boas mãos (as minhas!! Ahahahahha!!), mas isso das letras e da Matemática não se aplica!! não arranjem desculpas para não darem ao litro aqui!!
E sim, acho melhor não falar da sua Farmville!! ahahah!! :)


Observador: eu sei quem mandava para esse país!! ahahahahahha!! :)
Mas não digo! Há mulheres que entre terem cabeça ou cortarem-lha dá no mesmo. Homens... Pior que se lhe cortar os atributos é cortarem-lhes as pernas!! Ahahahahha!! Esqueça, disparate!! :D
Não me persiga por isso!!


Tité: efectivamente eu não tenho que celebrar nada neste ia, se tiver uma visão egocêntrica. Na verdade, estou muito bem laboralmente, não poderia estar com melhores condições de trabalho... Mas gosto do princípio histórico deste dia! Muito! Acho sempre louvável quem se dá pelos outros!
E não, não teve justificação alguma sobre a minha ausência! Eu não me justifico em blogs!! Converso! :)
Admito, porém, que o Facebook é o meu espaço preferido, se tiver que usar 15 minutos diários para o computador para lazer!! Lá tenho todos os que quero ter! E tenho os daqui também! Tem um grau de privacdade aceitável e tem, claro, a Farmville! O jogo em rede mais engraçado que conheço! E jogado e partilhado com amizades reais, torna-se o máximo!! :)
Fora isso, há a vida! A família, os amigos, o trabalho e uns enjoos por resolver!! ;) Ahahahahahah!!!
Espero que consigo tudo tenha corrido bem! Falamos depois! :)
Beijo*

Carmen F: que bom que gostou da aula de História! :)
Quanto à música, é linda, não é? :)
Tão bonita... E a letra... Do mais sincero que há! :)
Beijo, Carmen e obrigada pela visita! :)


Dinis: sou dona de tantos nomes!! Elas é que me baptizam como querem e nem precisam de água benta!! :)
A mim, tanto dá um ou outro nome!! Desde que as minhas madrinhas andem felizes!! :D
É, estas ginastas donas aqui do estaminé são umas preguiçosas!! Eu sei quando é que elas voltam à ginástica!! É no Verão!! Quando quiserem vestir os biquinis e virem as peles a dar a dar!! Ahahahaha!! Depois acotovelam-se aqui para "ginasticar"!!


Linda: vá... E fique lá!! Não volte!! Ahahahahha!! :D


Mariana: Como podes ver, se não trabalhas, não tens Farm!! ;)
Estavam boas as ameijoas, não estavam?? A mim soube-me melhor a parte em que não arrumei a cozinha!! :D
Eu dou-te o "Pescanova", dou!! Só ainda não pus aqui porque não ando com vontade de dar sermões e missas cantadas sobre "primeiros amores" e únicos! Sim, que falam, falam, mas não há amor como o primeiro!! Fica sempre aquela inocência, aquela coisa, sei lá!! E depois o reencontro sabe sempre melhor! Por vezes, precisamos de conhecer novas paisagens para termos a certeza do "centro do país"!!
O resto é paisagem, definitivamente! :D
(Ai, não empurres muito que eu balançoooooooooo!! Estava a brincarrrrrrr!!)



Beijinhos a todos!!
Bom fim-de-semana!! :)

Teresa

Anónimo disse...

Adenda: quanto ao filme, Alice in Wonderland, aconselho-o vivamente! Esta semana vimo-lo pela segunda vez, já sem os miúdos a roer pipocas... Sinceramente: uma visão fenomenal da forma como a realidade existe sob a forma de sonho!! Porque há sonhos que são realizáveis! Eu nunca tive dúvidas disso! Apesar de nem sempre ter achado piadinha aos pesadelos que se vão tendo que viver! Mas a compensação é esta: atingir um estado de "sonolência" perfeito para se viver de olhos bem abertos!!
E por "estado de sonolência" entendam-se os bons embalos da vida! Aqueles em que estamos adormecidos de olhos abertos!!Aqueles que achamos não serem possíveis de nos acontecer novamente! Porque antes andamos... Literalmente acordados, mas de olhos fechados!!
Confusos? Vejam o filme!! ;)

:)
Beijos! Muitos!!

Teresa

paula disse...

olá amigas!!! como diz a minha filha " quase adolescente" como prenda do dia da mulher quero um spa...com cabeleireiro e manicure para terminar...
beijinhos de luz
Paula Padinha (apareço pouco por aqui mas trago-vos a todos no coração...)

Anónimo disse...

Padinha, my dear!! :)
A nossa Mary é que a sabe toda!! Já aprendeu aqui umas coisas com as tias chiques!! ahahaha!!!
Vidinha simpática que ela deseja, hã? ;)
Rica menna!! :)
Beijinhos para ELA!! Para ti, envio uma cerejeira!! Ou uma janela... Se ainda andares com a maison francesa às costas! ahahahah!!!
Beijinhos! :)

Teresa