domingo, 13 de setembro de 2009

Vamos dormir...


Ao longo de 13 anos, um grupo de investigadores pelo Instituto Nacional de Saúde Mental dos Estados Unidos acompanhou quase 500 adultos, com idades entre 27 e 40 anos. Nesse período, a média de sono caiu de 7,7 horas para 7,3 horas entre as mulheres, e de 7,1 horas para 6,9 horas entre os homens. Também nesse período, os voluntários engordaram uma média de dois quilos e meio. E os que engordaram mais dormiam menos de seis horas por noite. O estudo revelou que uma substância química libertada durante o sono, a leptina, controla a gordura do corpo emitindo sinais de que estamos alimentados. No artigo publicado na revista Sleep, os especialistas sugerem que provavelmente dormir pouco afecta as hormonas que ajudam a queimar as calorias durante o dia. Para o líder do estudo, Gregor Hasler, uma possível explicação para o facto é que quanto mais tempo as pessoas ficam acordadas, maior é a probabilidade de comerem. Outro especialista, Sanjay Patel, da Harvard Medical School, disse, no entanto, ser sabido que várias substâncias químicas e hormonas desempenham um papel importante no controlo do apetite e no aumento do peso. «Elas podem ser bastante alteradas se diminuir o tempo de sono em uma hora ou duas», explicou o cientista à BBC. Segundo Patel, estudos anteriores demonstraram que os níveis de leptina são significativamente reduzidos em voluntários privados de sono. E, segundo o cientista, os níveis baixos de leptina aumentam o impulso de comer.

Traduzido e adaptado por: Paula Pedro Martins Jornalista MNI-Médicos Na Internet.

Cá para mim, estou de acordo com Gregor Hasler, "quanto mais tempo as pessoas ficam acordadas, maior é a probabilidade de comerem."

11 comentários:

real republica disse...

...vamos acordar!...pr'a chegar ao fim!!!...e para vós!...

"Só, incessante, um som de flauta chora..."

Teresa disse...

Graça! :))

Esses especialistas são loucos!
Claro que a dormir não comemos... Mas e quando acordamos com MUITAAAAAAAA fome?? Viramo-nos para o lado a dormir cheias de fome daqueles bombons com que tinhamos estado a sonhar??

Não!!
Não me venham eles dizer que agora o sono é dietético! :D
Conheço-o apenas como reparador!

ehehehe

Beijinhos, Graça! **

:)

To e Li disse...

Isso é falsoooo!!!
Ainda hoje acordei ao meio dia com uma fome dos canecos, se essa teoria estivesse correcta eu não precisava de almoçar. A seguir dormi a sesta e novamente acordei cheia de fome e...marcha lá mais umas calorias.
Valeu os 8 km que fiz ao fim da tarde e olhe que cheguei a casa com uma larica que nem lhe digo, o melhor tratamento é ter o frigorifico branco(vazio) isso sim dá resultado!
Bjs

Branca disse...

Eheheh! Tantas teorias aqui das meninas.
Eu vou é já dormir, porque acho que eles têm razão.
Até amanhã.
Beijinhos

Graça Lopes disse...

Pois é, meninas, durmam muito e comam pouco e vão ver que dá resultado. Até podem sonhar com doces, gelados e farinheiras...., convém é ter o frigorífico vazio para evitar as os ataques....
Vou voltar ao trabalhinho.
Beijinhos

Beijinhos de cor disse...

Se isso resultasse!!! o pior é que acordo de noite, ponho-me a pensar em pãozinho com manteiga...Ai, ai, nem as pirulas me valem!

Beijinhos com pó de estrela

Tite disse...

Que engraçado!!!!

Quando andei a fazer a dieta para perder peso acompanhada por uma Nutricionista há 6 anos, ela disse-me precisamente isso. Que a última refeição seria o jantar e, se me deitasse mais tarde que a meia-noite, bebesse apenas um copo de leite magro. O resto da noite não teria fome e ainda perderia peso se me deitasse cedo.

Naquela altura fiz tudo direitinho e ainda hoje não como antes de ir para a cama. Desabituei-me de comer mas agora deito-me tardíssimo... depois de dormir à frente da Televisão eheheheh!

Então... durmam bem, meninas!

Teresa disse...

It's all so quiet... Ta-ra-na-nam... Ta-ra-na-nam...

Shiuuu...

Lembram-se desta música da Bjork? :))

Beijinhos

(Que dormir é o que eu hoje vou fazer bem! depois de três noites e 3 dias a dormir aos pinguinhos) :)

To e Li disse...

E não é que levaram o conselho a sério? Pois deitaram-se a dormir para ficar elegantes e esqueceram-se do ginásio! Vim fazer um pouco de exercício e não pude, as máquinas estão emperradas com falta de óleo, já para não dizer as plantas do hall que estão todas tombadas cheias de sede!

Vá lá suas preguiçosas toca a malhar por aqui:)))
Bom domingo
Beijos

Anónimo disse...

Linda, minha filha! :D

Eu tenho de caber num tailleur lindíssimo dentro de dias! Portanto, não me venha cá interromper o sono, sim? Este sono dietético é importante para a minha beleza!! ahahha
Cale-se, portanto! IMEDIATAMENTE!!!

E depois, o trabalho (não importa qual... la la la!!) impede-me de aqui andar aqui com lala para trás e a banar as saias para frente!
Agora que tenho internet por toda a casa (ai sim, que eu sou moderna e agoras tenho "úáiéreléss") deu-me para andar sempre na rua!
E quando estou em casa, tenho "trabalho"! Tenho muito dinheiro para ganhar e muito tostão e tenho que... Claro está: dormir!! Para ficar bonita, sim?

Portanto, XIUUUUUUUUUUUUUUUUUUU!!
E faço minhas as palavras de todos!! Só que não lhe dizem!! Ou acha que todos aqui não queremos manter a linha esbelta?? Nem o Dinis fala, ora essa!! Deve andar cheio de fé que no sono alguma barriguita da cervejita e do tremoço abata!! ehehe

Beijos! Bom resto de Domingo! Boa semana! :)

E bons "trabalhos"! Vemo-nos por lá! ;)

ovo*

Anónimo disse...

Ah! Claro que isto de andar sempre na rua... Implica andar a dormir na mesma, é claro! :D
Dorme-se muito nas salas de urgência dos hospitais! :)

Vamos rindo, vamos rindo... :)))

ovinho*