Um novo ano, uma nova década.
Como não tenho jeito para belos discursos ou lindos poemas (isso são atributos de outras companheiras de ginásio) , vou deixar um poema de Fernando Pessoa que penso ser uma boa mensagem de esperança para a nova década.Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço de que minha vida é a maior empresa do mundo.
E que posso evitar que ela vá a falência.
Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver apesar de todos os desafios,incompreensões e períodos de crise.
Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e se tornar um autor da própria história.
É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma .
É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida.
Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos.
É saber falar de si mesmo.
É ter coragem para ouvir um 'não'.
É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho?
(Fernando Pessoa)
E agora resta-me dedicar esta mensagem a uma pessoa que nasceu há 14 anos ( João Pedro) e à sua mamã (Paula Padinha). Para eles e para toda a família real, um abraço de luz!
Parabéns J.P.
12 comentários:
Graça, minha patroa, que bom voltar a ler algo escrito por si!
Reforço aqui virtualmente (que por outras vias já seguiram os votos, os grandes votos) desejos de um 2010 pleno de tudo o que desejar para si e para a sua família e amigos chegados! :)
Amo estas palavras deixadas por Fernando Pessoa, sempre que me deparo com elas "bebo-as" religiosamente.
E se todos as interiorizassem tudo seria mais claro, verdadeiro e todos os "anos novos" seriam fantásticos.
Quanto a pedras no caminho para construir castelos... totalmente de acordo! Pena é que haja seres humanos que das pedras que encontram no seu caminho se sirvam delas para ainda as atirarem aos outros, no lugar de realmente se servirem delas para crescerem, guardarem e para construirem os seus "castelos". A vida tem efeitos, depois, boomerang complicados... E depois não digam que Fernando Pessoa não avisou...
Não vivemos sós no mundo e sem respeitarmos, jamais poderemos ser respeitados.
Para o ano novo trago tudo, mas tudo mesmo aquilo que vivi no velho! Tal como lhe disse num outro lugar " até as coisas más quero que sigam comigo", para não me esquecer de não as repetir e para evitar que as repitam comigo!
A vida cor-de-rosa, as alegrias dos que amo, a dor do ser humano e as lágrimas tanto em bons como em maus momentos, são coisas muito sérias para mim.
Beijo grande, Graça e dê outro bem fofo aí à Cláudia! **
Bom Ano! Bom TUDO!
E parabéns ao João Pedro! E eu que estive ao telefone com a Padinha Maria e nem me lembrei!
Paula, querida colega, amiga de coração: grande Mãe. Grande Mãe! beijo para ti e para o JP! (Hoje os outros dois pimpolhos ficam de folga aqui dos mimos da tia Té!)
Teresa*
Olá Gracinha!
Obrigada pelo lindo texto.
Um ano de 2010 cheio de muita energia positiva para ti e família.
Parabéns para o João Pedro e tudo de bom para ele e sua famíla.
Bj. Gena
Graça
O que Fernando Pessoa escreveu tem o valor que cada um de nós lhe quiser dar.
Bom ano, caríssima.
E parabéns para quem está de parabéns.
OH GRAÇA FIQUEI COMOVIDA...
OBRIGADA...
FEZ ONTEM 14 ANOS,ESTAVA EU NA MATERNIDADE, E APARECEU O MEU MARIDO À MEIA NOITE À PORTA DO QUARTO PARA PASSAR A MEIA NOITE COMIGO E COM O FILHO... ATÉ TRAZIA PASSAS PARA EU PEDIR OS DESEJOS...(COMO SE EU TIVESSE VONTADE DE COMER PASSAS, ACABADINHA DE SER MÂE HÁ MENOS DE 4 HORAS...)
LOGO PELA MANHÃ RECEBI UM MAIL DA TININHA COM UM POEMA DE PABLO NERUDA QUE FAZ TODO O SENTIDO, DEPOIS FOI UM TELEFONEMA DA MINHA QUERIDA TERESA, E AGORA LEIO FERNANDO PESSOA...
qUE BELA fORMA DE ENTRAR NO NOVO ANO...
A TODOS OS GINASTAS UM ANO CHEIO DE LUZ,PAZ E AMOR...
PARA A GERENCIA DO GINÁSIO:
CURA VIDA E ALEGRIA...
BEIJINHOS DE LUZ
Vi-te da minha janela,
conheci-te a uma légua.
Vi logo que eras aquela
grande amiga da Régua.
Há tanto que te não via!
E que saudade sentida!
Daí a grande alegria
de te rever nesta vida.
Desejo um ano feliz,
com saúde, sem desgraça,
como p'ra mim quero e quis.
Salvé, Maria da Graça!
Beijinhos saudosos.
André Moa
É sempre tão bom reler este poema de Fernando Pessoa, um dos mais belos exercícios da alma que ele nos deixou!
Gostei do regresso da mentora do ginásio, sempre com belas e sábias palavras. Com um ligeiro atraso deixo aqui os parabéns ao João Pedro e à família Padinha, família fantástica!
Um beijinho Graça, tudo de bom para vós aí em casa e para todas as ginastas a quem ainda não desejei bom ano de outras formas, deixo aqui o meus votos de que 2010seja pleno de tudo o que sonharem para os vossos dias.
Beijinhos para todas.
Branca
Gracinha e meninas do ginásio
um bom ano de 2010, que tudo corra muito bem e que tenham entrado como hão-de sair.
Graça Lopes como é bonito este poema de Fernando Pessoa. claro que com as pedras se constroem castelos maravilhosos, eu que ando sempre a tropeçar em pedras na vida profisional lá vou aumentando as minhas muralhas do meu castelo, é a vida. Agora a recente pedra da vida é ir substituir uma grávida para Santarém durante dois meses, sabe-se lá para onde vou a seguir, lá ando eu de escola em escola, com o marido e as duas filhas por Évora. Mas é com essas pedras que vou subindo e ganhando tempo de serviço e ganhando euros para a casa. As professoras sbaem bem este drama que é, enfim.
Mas agora ainda estou de férias, e há que gozar bem mais estes 3 dias, só tenho que me apresentar ao serviço no dia 7, vou gozando, rindo e chorando enquanto preparo as malas, não é Graça? Dois meses passam a voar, quando der conta já estou a substituir outra gripada, outra viúva ou outra futura mamã noutro sítio, quem sabe me vou chegando para pertinho de casa. se Fernando Pessoa lesse este meu optimismo ficava orgulhoso desta leitora do seu poema!!!!!! :-))
eh eh eh eh!!!
Um ano rico para todos,
Beijos
Mariana
Olá a todos.
Ao fim de semana é difícil estar a par das novidades do ginásio e salas afim. Sempre a saltar de um lado para o outro, as fugidas que dou ao meu pc não dão para responder a todos como deveria...Mas cada vez a dificuldade é maior porque já há vários comentarios merecedores de uma resposta pessoal.
Teresa, minha mão direita e esquerda neste ginásio, às vezes até parece que passo muito tempo no FB com tantas quintas e sei lá que mais para por em dia! Mas olhe que mais uma vez, à custa de preciosos auxiliares que neste caso arranjo cá por casa, vou levando a água aos meus moínhos...
Geninha,... depois falamos.
Observador, um bom ano também para si.
Paula, por trás de uma pedra negra que nos uniu, surgiu uma luz maravilhosa, que essa luz continue a brilhar...
André, quanta honra! Um poema para mim! Sei que pareço ausente pela falta de comentários, mas não deixo de o acompanhar...
Branca,beijinho grande! Depois falamos por tm.
Mariana, tenho a certeza que Fernando Pessoa ficaria orgulhoso! Comecei a minha carreira com uma substituição de uma grávida. Deu sorte! Os tempos eram diferentes e felizmente as minhas pedras foram grãos de areias, acho que agora as pedras são cada vez maiores mas não deixo de ser optimista e acreditar num futuro melhor...
Continuação de um bom 2010 para todos e que as pedras que encontrarmos sejam de xisto, leves e e fáceis de transportar e que façam muralhas maravilhosas...
Ser feliz é poder sonhar sempre, muita paz neste ano novo, Lisette Feijo.
Graça, belo texto gostei muito!
Deixo um grande beijinho para todas as meninas do ginásio, e os votos de um excelente ano!
Olá, ginásio!! Olá, ginásio!! :))
A voar, saltitante, deixo um beijinho enorme!! :)
:)
(Alda, beijinhos!!!)
Boa escolha para principio de ano,e com uma mensagem muito forte
beijinhos
Enviar um comentário